quinta-feira, 13 de junho de 2013

Marvel Comics nº 1 - 1939

Em 1939, o editor de revistas pulps Martin Goodman expandiu seus negócios até o mercado emergente americano das revistas em quadrinhos e comprou conteúdo produzido pela Funnies, Inc.. Seu primeiro lançamento, Marvel Comics número 1 (com data da capa de Outubro de 1939), de sua companhia Timely Comics, marcou a primeira aventura do super-herói andróide Tocha Humana, criado pelo autor e artista Carl Burgos. Também surgiram o detetive uniformizado Anjo (Thomas Halloway), de Paul Gustavson e a origem do anti-herói Namor - O Príncipe Submarino, de autoria de Bill Everett, que havia criado a história antes para uma revista promocional de cinema, a Motion Picture Funnies Weekly, que acabou não sendo lançada, mas circulou em poucas edições impressas no início daquele ano, com o acréscimo de mais quatro páginas às oito originais.

Outras histórias foram: a de faroeste do Masked Raider ("Cavaleiro Mascarado"), de Al Anders; o Senhor das Selvas Ka-Zar, o Grande, com Ben Thompson adaptando nas primeiros cinco revistas a história "King of Fang and Claw" de Bob Byrd escrita numa pulp de Goodman (Ka-Zar #1, outubro de 1936); a história isolada "Jungle Terror" ou "Terror na Selva", protagonizada pelo aventureiro Ken Masters que parte para um resgate na Floresta Amazônica. O autor usou o pseudônimo Tohm Dixon; "Now I'll Tell One", em português "Agora contarei uma", cinco quadrinhos humorísticos independentes em uma página em preto e branco, de Fred Schwab, na contracapa principal; Duas páginas em texto com a história de Ray Gill, "Burning Rubber" ou "Borracha queimando", sobre uma corrida de automóveis. As páginas de texto serviam para se conseguir para a revista subsídios dados pelos correios e foram uma das primeiras funções que o futuro editor da Timely, Stan Lee, receberia do editor Goodman quando entrou para a companhia.

A capa pintada foi obra do veterano artista de ficção científica pulp Frank R. Paul, retratando o Tocha Humana numa passagem diferente da existente na história. Essa primeira revista vendeu 80 000 exemplares, o que incentivou Goodman a produzir uma segunda edição, com data de capa de novembro de 1939 e conteúdo idêntico exceto uma tarja preta onde estava outubro e com "novembro" adicionado. Essa nova tiragem vendeu 800.000 revistas. Percebendo que estava com um "hit" em suas mãos, Goodman reuniu sua própria equipe de quadrinistas e trouxe Joe Simon para ser o editor. Com ele veio o parceiro Jack Kirby, seguido de Syd Shores.

Download:

http://turbobit.net/g985t9ac0ted.html

http://depositfiles.org/files/bykr4yvgx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!